English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Saudosismo, saudade.




beleza  se você for lá no Wikipédia e botar isso vai aparecer isso aqui , vamos poupa tempo:
"Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saudosismo foi um movimento estético ocorrido em Portugal no primeiro quartel do século XX, de que foi mentor Teixeira de Pascoaes. Intimamente ligado à revista A Águia, órgão da Renascença Portuguesa, congregou intelectuais como Jaime CortesãoLeonardo CoimbraAntónio CarneiroAntónio Sérgio e, pela sua vertente de sebastianismo messiânico, Fernando Pessoa.
O saudosismo consubstancia uma atitude humana perante o mundo que tem como base a saudade, considerada por Pascoaes o grande traço espiritual definidor da alma portuguesa[1]: — o que, segundo o poeta, é testemunhado pela literatura portuguesa ao longo dos séculos. No entanto, mais do que sentimento individual, a saudade é elevada a um plano místico (relação do Homem comDeus e com o mundo, ânsia nostálgica da unidade do material e do espiritual) e corresponde a uma doutrina política e social.
Surgido no clima mental nacionalista, tradicionalista e neo-romântico de inícios do século, o saudosismo pretendia, tomando a saudade como princípio dinâmico e renovador (de forma algo obscura) levar a cabo, pela acção cultural, a regeneração do país. Seria, de acordo com o seu teorizador, a primeira corrente autenticamente portuguesa. Ligado a uma expectativa messiânica e profética, o saudosismo acabou por dar azo ao afastamento de alguns dos seus adeptos — como António Sérgio, que não reconhecia no seu passadismo capacidade de renovação, ou até Fernando Pessoa, que, embora partilhando este elemento messiânico, acabou por preferir o projecto cosmopolita e revolucionário da Revista Orpheu.
O saudosismo, embora tenha desaparecido como corrente literária e espiritual, mantém ainda ecos na obra de alguns escritores e pensadores ligados à análise do carácter nacional e dos seus traços definidores."
Se por acaso não tiver paciência de ler isso tudo , então pense comigo :
Com certeza você já deve ter ouvido isso :  "Nossa, esse sonic é muito ruim, o antigo era melhor "
Como hoje um amigo se anunciou , as pessoas idealizam, botam tanta enfase e sentimento , que tudo que for novo referente ao antigo pode ser ruim,querendo rebuscar o mesmo sentimento, a mesma sensação boa , o que na verdade não precisa ser.  Desde pequenos somos assim,admito eu mesma me pego nisso , já falei diversas vezes , ah era bem melhor esse desenho, e é claro que talvez fosse melhor , você é criança, não entende nada , tudo que for diferente é ultra incrível, minha nossa, isso significa, você não tem a mesma mentalidade agora, muito menos os mesmos gostos, quase todos , mas enfim.
Hoje existem coisas que são melhores do que antigamente .
Uma distancia entre o passado e o presente , um medo de confronto direto com coisas possivelmente boas, mas temidas , pelo simples ato de serem o que você já acha que não pode ser agradável.  O problema esta com as velhas coisas refeitas ? Não, olhe pra você, você dá o braço a torcer, deixa seu ego ser vencido e orgulho, mente aberta para novas possibilidades?  Ai que ta .
Hoje somos claro mais velhos , eu mesma acabei muitas vezes buscando aquela mesma sensação , me senti frustada , por que não alcancei o mesmo ápice , ou seja , eu errei !
Não deixei ser levada pra nova fantasia , realidade que me traga emoções fodas , que de certo daqui mais alguns anos vou sentir saudade.
Essa saudade é engraçada , pode ser ruim torna-la tão saudosista ,não é necessário, agora se você prefere , beleza , faça o que quiser. 

Essa coisa louca pode até virar saudade de beleza , rede social e tudo mais 
Pelo menos eu , sei e entendo que nem tudo vai transmitir a mesma energia , e tenho que mudar o conceito de ruim para bom, para enfrentar  melhor daqui pra frente .

"TMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas